quarta-feira, 10 de abril de 2019

Projeto de lei aprovado: “Janeiro Branco”

Na manhã desta quarta-feira (10) o deputado estadual Dr. Negrão ( PP), defendeu o projeto de lei de 0019/19 que trata do “Janeiro Branco”. O projeto tem como objetivo dedicar o mês para ações educativas voltadas para a conscientização da saúde mental.

Segundo o parlamentar esta iniciativa já é realização no município de Santana e o Estado do Amapá como um todo não poderia ficar de fora desta campanha.

“ Em Santana deu super certo, haja vista que é uma campanha dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no Estado em nome da prevenção ao adoecimento emocional das pessoas”, disse o parlamentar.

Segundo a matéria publica no G1 Amapá, no mês de fevereiro de 2019, em 2017 foram 25 mortes no Estado, e 31 registros de tentativas de suicídios. A Organização Mundial da Saúde afirma que o número de pessoas que tiram a vida subiu para 20% na última década.   

O problema emocional atinge pessoas de todas as classes e idades. Dona Maria Iolanda diz que adoeceu emocionalmente depois que se divorciou. “ Foi algo muito rápido, vi minha vida acabando, ou melhor, eu pensava desta forma, e isso acabou afetado meu desenvolvimento profissional. Procurei ajuda e hoje posso dizer que estou bem mentalmente”, destacou a fisioterapeuta.  

O projeto do deputado estadual Dr. Negrão foi aprovado por unanimidade e agora segue para o poder executivo para sancionar a lei. 

Janeiro Branco
É uma Campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições e sociedade, promovendo a Saúde Mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos e instituições por meio de debates, reflexões, mini palestras, palestras relâmpago, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas à mídia, murais de poesias, distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias outras formas de ações e intervenções urbanas que tenham como tema central a Saúde Mental e  Saúde Emocional.

Ascom Gabinete Dr. Negrão



Nenhum comentário:

Postar um comentário