terça-feira, 2 de abril de 2019

Comissão de Saúde define visitas a área de saúde do Estado

A Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CAS), da Assembleia Legislativa do Amapá, em sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (02/04/19) definiu para a próxima sexta-feira (5) às 9 horas, visita técnica ao Hospital de Emergência (HE), iniciando o cronograma de visitas em órgãos da saúde estadual, municipal e privada. 
O presidente da Comissão, deputado Dr. Negrão (PP) informou que a comitiva irá visitar todos os órgãos das pastas. “Essa reunião serviu para adiantarmos algumas demandas importantes desta comissão, entre as quais o estabelecimento de um cronograma para conhecermos in loco as necessidades do setor de saúde no Amapá”, frisou.
Dr. Negrão, destacou a realização de 15 cirurgias de catarata realizada no município de Santana através do programa implantado na sua gestão quando secretário municipal de Saúde, que está sendo retomado na Policlínica Dr. Alberto Lima, ao lado do Fórum do município, inaugurada no final do mês de março deste ano. Santana passou a ser o primeiro município do Estado a oferecer cirurgia de catarata. “Nossos parabéns ao prefeito Ofirney Sadala, pela iniciativa e que ora está implantando o serviço de raio – X no município”, comentou. 
O vice-presidente da comissão, deputado Paulinho Ramos (PR), solicitou a inclusão no calendário de visitas os centros de especialidades odontológicas no Amapá, sendo dois centros na capital e um em Porto Grande, que estão funcionando de forma precária e outro em Santana, que está fechado. "A saúde do nosso corpo começa pela boca e existe profissionais qualificados no quadro de saúde da Sesa, mas o Estado não dispõem de estrutura adequada para realizar um trabalho de qualidade", destacou o deputado.
Paulinho Ramos, relatou aos membros da comissão, sobre a visita realizada a obra da unidade de Saúde no município de Pedra Branca. “A Comissão será convidada pela prefeita Beth Pelaes (MDB), para participar da solenidade de inauguração da unidade, que acontecerá na segunda quinzena deste mês”, informou o deputado, destacando os atendimentos que serão ofertados à população, como a realização de diagnóstico e lesões ortopédicas e investigação de doenças, como câncer e AVC, feito através do Tomógrafo. Também será disponibilizado aos munícipes o serviço de Ultrassom 3D e um aparelho de Raio-X digital. “Essa unidade vai atender a população de Pedra Branca e municípios vizinhos, Serra do Navio e Porto Grande”, destacou o deputado, enaltecendo o atendimento que ora é feito na Unidade Básica de Saúde. “Um assessor precisou de assistência médico, levei até a unidade e o atendimento é digno de elogios”, finalizou o parlamentar. 
Para o deputado Jaci Amanajás (MDB), a instalação dos equipamentos mostra avanço e responsabilidade da gestão com a saúde pública. “A saúde tem jeito, basta saber gerenciar o recurso”, frisou o deputado, citando uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de sua autoria no Orçamento do Estado em 2015, passando para 15% no orçamento geral do governo do Amapá a partir de 2016. “Não vi mudança nenhuma no setor”, observa o parlamentar. 

Texto: Everlando Mathias





Nenhum comentário:

Postar um comentário